8 dúvidas sobre casas de alvenaria | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

8 dúvidas sobre casas de alvenaria

Um dos tipos de construções mais tradicionais que há no Brasil é a alvenaria.  

  

Todavia, muitas dúvidas sobre casas de alvenaria cercam as pessoas, afinal, ela é uma das construções mais seguras, mas requer alguns cuidados, por exemplo, bons profissionais para construí-la.  

  

Elas costumam ser feitas com materiais como: cimento, blocos de concreto, tijolos, argamassa, colunas de ferro e vigas.  

  

De modo geral, para quem busca um modelo de casa atemporal, mas sem deixar de ser moderna e confortável, as casas de alvenaria são excelentes opções.  

  

Além disso, essas casas podem contar com materiais junto a sua construção, tais como: madeira, pedra, metal e até vidro. Tudo isso, pode tornar o seu projeto rústico, e até mesmo, industrial. 

  

Nesse sentido, investir em construções de casas, faz com que o mercado imobiliário siga sendo um dos mais rentáveis e estáveis da economia brasileira. 

  

Segundo o índice Fipezap, o preço médio dos imóveis residenciais no Brasil subiu 0,52% em julho de 2022.  

  

Assim, reunimos neste artigo uma lista de dúvidas e suas respectivas respostas para que você conheça tudo sobre as casas de alvenaria, bem como, bons motivos para você investir em construções desse tipo. Acompanhe! 

  

1. O que é uma casa de alvenaria? 

  

As casas de alvenaria são formadas por pedras, tijolos ou blocos que se mantêm unidos por uma argamassa. Tudo isso tem o intuito de possibilitar uma maior resistência, vedar espaços e promover uma melhor acústica e térmica para a edificação. 

  

Ainda que outros tipos de obras sigam sendo a escolha de muitas pessoas, as casas de alvenaria lideram a lista de modelos mais construídos nos últimos tempos. Aliás, elas são os tipos de moradia mais presentes no Brasil. 

  

Algumas questões como a facilidade para encontrar materiais, baixo custo de muitos deles e melhores profissionais disponíveis para executar a obra, podem responder à pergunta sobre o por que esse é um dos tipos de residências mais encontradas no nosso país.  

  

2. Quais são os modelos de casas de alvenaria? 

  

Há dois tipos de casas de alvenaria, sendo a convencional e a alvenaria estrutural. Agora, se você desconhece alguma delas, veja abaixo do que se trata: 

  

  • Alvenaria convencional   

Essas casas possuem paredes construídas com alvenaria e precisam de reforço com vigas e pilares em busca de uma melhor sustentação, já que somente as paredes não possuem força suficiente para manter esse lar de pé. 

 

As vantagens desses modelos de casas de alvenaria são: liberdade na hora de criar o projeto, mão de obra mais acessível, facilidade para possíveis alterações no layout da casa mesmo depois de pronta e versatilidade, sendo ideal desde casas de campo até residências de alto padrão. 

  

Por outro lado, também há algumas desvantagens como: produção de muito entulho, tempo de construção maior do que outras, por exemplo, as casas pré-fabricadas de madeira, e desperdício de materiais que podem ser comprados em excesso provocando desuso.  

  

  • Alvenaria estrutural 

  

Ao contrário do modelo mencionado anteriormente, as casas de alvenaria estrutural dispensam o uso de vigas e pilares, gerando menos desperdícios e mais economia.  

  

Isso acontece porque essas construções são reforçadas com o uso de aço e concreto em diversos pontos. No entanto, os blocos utilizados para erguer essa casa são diferenciados, tornando essa obra mais cara do que qualquer outra.  

  

Assim como as casas de alvenaria convencionais possuem vantagens, as estruturais também contam com algumas: são ideais para terrenos planos e com dois pavimentos.  

  

Em contrapartida, elas não permitem fazer mudanças ao longo do tempo, isto é, o que você decidir durante a produção do projeto é como ela será sempre.  

  

  • Casas pré-fabricadas de alvenaria 

  

Primeiramente é preciso saber que essas casas são as mais rápidas até a conclusão final do projeto. Na verdade, elas levam em média de dois a três meses para ficarem prontas, além de serem personalizáveis. 

  

Isso significa que você pode adequar alguns cômodos conforme a sua família se sentir mais confortável.  

  

3. O preço das casas de alvenaria é alto? 

 

Na hora de precificar esses projetos, alguns fatores são levados em consideração, são eles: qual o tamanho da casa? Haverá muitos acabamentos? Quantos profissionais serão contratados? Quais materiais serão utilizados e em qual quantidade?  

  

Essas são apenas algumas questões que devem ser levantadas para posteriormente chegarmos a um valor fechado.  

  

A boa notícia é que você pode orçar valores rapidamente com empresas que constroem esse tipo de casa, pois eles já têm um orçamento predefinido. 

  

4. Qual a vida útil dessas casas? 

  

100 anos. 

  

É evidente que essa estimativa depende diretamente da conservação dessa construção, mas com os devidos cuidados e manutenções, certamente as casas de alvenaria chegam aos seus 100 anos.  

  

5. Qual a parte mais demorada dessas obras? 

  

Essa é uma pergunta importante, pois muitas pessoas esperam que as construções fiquem prontas logo após serem erguidas. Entretanto, a parte mais demorada de uma obra é justamente a fase de acabamento. 

  

6. Existe uma ordem a ser seguida para essas construções? 

  

De antemão já respondemos que sim!  

  

  • Definição do terreno; 

  • Planejamento e contratação de pessoal; 

  • Fundação; 

  • Alvenaria; 

  • Estrutura; 

  • Instalação elétrica e hidráulica; 

  • Cobertura; 

  • Acabamento. 

  

7. Qual a parte mais cara de uma construção? 

 

Sem dúvidas a parte mais cara é a mais demorada, ou seja, a fase de acabamento. Em média ela representa 60% do custo total.  

  

8. Qual a melhor época do ano para realizar essas obras? 

  

Região Centro-oeste: Trimestre seco: julho, agosto e setembro. Região Sudeste: Trimestre seco: junho, julho e agosto. Região Norte: Trimestre seco: julho, agosto e setembro. Região Nordeste: Trimestre seco: setembro, outubro e novembro.  

  

Modelos de casas de alvenaria  

 

  

A Madepinus é realiza o seu sonho da casa própria 

  

Somos referência na região de Curitiba/PR, por isso, contamos com a melhor flexibilidade na negociação, permitindo que você realize mudanças na planta original.  

  

Acesse o nosso site e conheça mais sobre como podemos auxiliar na conquista da sua casa própria. 

  

Aproveite e leia também sobre o que vale mais a pena, comprar uma casa pronta ou construir do zero. 

  

Até breve! 

«