Alugar ou comprar um imóvel: conheça as vantagens de cada um | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Alugar ou comprar um imóvel: conheça as vantagens de cada um

Categoria: Dicas

Quem nunca sonhou em alugar ou comprar imóvel é porque ainda não atingiu a idade para isso, pois todos os adultos sonham com essa conquista. No entanto, existem tantos modelos de casas, que muitas vezes fica difícil escolher uma para chamar de sua, especialmente quando falamos de casas pré-fabricadas.

 

Alguns dos fatores que devem ser analisados na hora de decidir entre alugar ou comprar imóvel é a sua situação financeira, expectativa com o futuro e, até mesmo, projeções de orçamento. Isso tudo é muito pessoal, por isso cada caso é um caso, ou seja, para uns alugar será mais vantajoso nesse momento, já para outros investir em uma compra da casa própria é o mais adequado.

 

Se você está vivendo esse momento de incertezas sobre alugar ou comprar imóvel, fique conosco neste texto e descubra algumas boas razões para adquirir sua casa, quanto para alugá-la. Confira!

 

Qual a melhor escolha entre alugar ou comprar imóvel?

 

Esse é um dilema comum entre algumas famílias. No entanto, é preciso deixar claro que à primeira vista, o aluguel pode ser a melhor opção, e muitos motivos nos levam a pensar desse modo, como a facilidade em fechar um contrato de locação. 

 

Agora, se a ideia é escolher uma boa localização, segura, espaços aconchegantes e receptivos, investir na compra da casa própria talvez seja uma escolha mais assertiva, visto que você garantirá tudo isso a um longo prazo para a sua família.

 

A verdade é que não existe o certo e errado entre imóveis à venda e a compra da casa própria. O que existe é a escolha que melhor se encaixa na sua necessidade e realidade do momento.

 

Vantagens da compra da casa própria

 

Sem dúvidas, ter uma residência fixa está no topo da lista de vantagens inquestionáveis sobre imóveis à venda. Entretanto, há alguns outros pontos favoráveis a tomar essa decisão, tais quais:

 

  • Valorização

 

Não tem jeito, a compra da casa própria é o melhor investimento a longo prazo, já que os imóveis costumam sofrer valorizações, principalmente diante de cenários de instabilidade econômica, nos quais contar com um patrimônio é a maior segurança que você poderá ter.

 

A dica aqui é ter uma visão aguçada, de maneira que você possa alugar ou comprar imóvel em um local com boas oportunidades de expansão e desenvolvimento de comércios, praças, escolas e etc, por perto. Dessa maneira, será possível adquirir o seu lar por um valor que será rapidamente valorizado diante do crescimento exponencial da região.

 

  • Personalização do projeto de acordo com a sua necessidade

 

Sabe aquele lar com conceito aberto que você vê na televisão? Ele pode ser seu! Em projetos de casas pré-fabricadas, esse conceito pode ser facilmente aplicado, assim como qualquer outra personalização, como quartos maiores e demais ambientes menores, ou vice-versa. É tudo, tudo mesmo, personalizado.

 

  • Estabilidade

 

Se você preza pela segurança e estabilidade na sua vida, vamos lembrá-lo de que, em imóveis à venda, o espaço será seu; isto é, ninguém poderá colocá-lo para fora de uma hora para outra, afinal, o imóvel estará em seu nome.

 

  • O mercado está propício a concretizar imóveis à venda

 

Atualmente, estamos passando por um momento de instabilidade na economia brasileira. Com isso, o volume de vendas no mercado imobiliário sofreu uma queda. A consequência disso é que os vendedores acabam apresentando ofertas e condições de pagamento muito mais atrativas aos compradores interessados.

 

Vantagem extra: o investimento ao comprar uma casa própria pode não ser tão alto quanto algumas pessoas costumam pensar, já que as casas pré-fabricadas possuem diversos modelos, materiais e tamanhos que podem caber no seu bolso.

 

Veja algumas fotos para inspirá-lo.

 

Todavia, existem algumas desvantagens nos imóveis à venda, são elas:

 

  • Ao adquirir um imóvel, automaticamente limitamos nossa liberdade geográfica, pois teremos um ponto fixo de residência;

 

  • É preciso contar com uma organização financeira para dar esse primeiro passo à casa pré-fabricada que você sempre almejou.

 

Mas, e quais as vantagens em alugar uma casa?

 

  • Flexibilidade de localização

 

Se você é uma pessoa que adora morar em diferentes lugares, a opção de aluguel pode ser a melhor decisão entre alugar ou comprar imóvel. Isso acontece porque será mais fácil mudar de residência se houver apenas o contrato de aluguel, visto que ele acaba, em média, a cada 12 meses. Assim, será possível morar em espaços maiores, menores, distantes dos centros urbanos, mais próximos e etc.

 

Em resumo é: um novo lugar a cada novo contrato de aluguel!

 

  • Agilidade em mudanças

 

Sabe aquela proposta incrível de trabalho em outro estado ou país? Se você contar com uma casa alugada será muito mais fácil se desvencilhar dela e ir rumo aos seus novos objetivos profissionais.

 

Desvantagens em alugar um imóvel

 

  • Contratos burocráticos por parte dos locadores e imobiliárias;

 

  • Maior demanda de reparos e manutenções, afinal diversas pessoas já passaram pelo local;

 

  • Esqueça as mudanças estruturais! O imóvel não pode passar por esse tipo de alteração na sua planta;

 

  • Os preços do aluguel podem sofrer aumentos, causando uma instabilidade financeira nos seus orçamentos;

 

  • Por fim, mas não menos importante, você estará investindo num bem que não é realmente seu.

 

A Madepinus tem a experiência de compra da casa própria perfeita para você!

 

Com modelos que comportam 1, 2 e até 3 quartos, nós certamente temos o projeto dos seus sonhos esperando.

 

Aproveite esse início do ano e invista na compra da casa própria, pois nesta época todos os projetos contam com uma maior agilidade de mão de obra e matéria-prima, ou seja, a hora é agora!

 

Visite nosso site e descubra qual a casa pré-fabricada ideal para a sua família!

 

Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais, para não perder nenhuma novidade, informação ou tendência desse mercado da construção civil.

 

Até breve!

«