10 mitos sobre casas de madeira pré-fabricadas | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

10 mitos sobre casas de madeira pré-fabricadas

Categoria: Curiosidades

Atualmente, a busca por projetos com essa matéria-prima só vem crescendo. Isso acontece porque muitos mitos sobre casas de madeira pré-fabricadas estão sendo desmistificados, como neste artigo.

 

Todavia, o grande problema que ainda cercam as casas de madeira pré-fabricadas é o seu passado. Há um tempo atrás as pessoas compartilhavam falsas informações sobre a qualidade e durabilidade de tal material, pois naquela época não haviam recursos e técnicas disponíveis para possibilitar uma maior qualidade e durabilidade. 

 

A boa notícia é que com o passar dos anos a madeira foi conquistando novos espaços, já que a sua resistência aumentou graças aos tratamentos desenvolvidos, e hoje já é uma das escolhas preferidas quando se trata do sonho da casa própria.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre essa matéria-prima, confira abaixo os dez principais mitos que cercam as casas de madeira pré-fabricadas.

 

Não há casas de madeira pré-fabricadas de dois pavimentos 

 

É mito! Há modelos de casas pré-fabricadas com essa padronagem, sendo seguras, confortáveis e com espaços amplos. Elas podem, inclusive, ter até mais de dois pavimentos, visto que a altura não está relacionada à madeira em si, e sim ao arquiteto que irá desenvolver o projeto. 

 

Confira um modelo de casa pré-fabricada de dois pavimentos aqui.

 

Todas as casas de madeira pré-fabricadas são muito quentes

 

É mito! Sem dúvidas alguém já deve ter feito esse comentário perto de você, mas de antemão já adiantamos: essa pessoa está errada! 

 

A verdade é que a madeira atua como um isolante térmico natural, ou seja, ela não tem capacidade de absorver o frio e nem o calor. Como resultado temos uma casa muito aconchegante e agradável. 

 

Além disso, os aquecedores e aparelhos de ar-condicionado dispõem de uma vantagem a mais nesses modelos de casas pré-fabricadas, sendo possível ter suas funções potencializadas, gerando assim uma economia na fatura de energia elétrica. 

 

São construções caras

 

É mito! Sempre que há escassez de algum material, independente de ser madeira ou qualquer outro, é fato que há um acréscimo no valor final. Apesar disso, não é o caso do Brasil.

 

Por aqui nós contamos com programas de reflorestamento e uso sustentável. Além do mais, a madeira possui uma imponência, durabilidade e flexibilidade para os mais variados projetos sem encarecer-los por este motivo, já que elas contam com um desenvolvimento ágil em florestas próprias para essa finalidade.

 

Elas não são sustentáveis

 

É mito! Ao contrário, elas são aliadas do meio ambiente. Aliás, todas as pessoas que levantam esse argumento, desconhecem o processo de construções de alvenaria, que são extremamente poluentes por conta da emissão de gás carbônico. 

 

Sob o mesmo ponto de vista de preservação ambiental, as casas de madeira pré-fabricadas são 100% construídas com madeira de reflorestamento, bem como, consomem menos energia nas construções e geram menos desperdícios. 

 

É muito difícil fazer modificações após ela pronta

 

É mito! Logo após iniciar as construções das casas de madeira pré-fabricadas, ainda é possível realizar alterações nos espaços. 

 

Outra vantagem aqui é de que essas modificações custam menos do que se o mesmo acontecesse em um projeto de alvenaria. 

 

Os modelos de casas pré-fabricadas são menos resistentes

 

É mito! À primeira vista pode parecer que as casas de madeira pré-fabricadas são menos resistentes às de alvenaria, mas isso é puro mito. 

 

Há construções de madeira com matérias-primas inferiores, que com uma manutenção adequada duram longos anos. 

 

Em contrapartida, os modelos de casas pré-fabricadas com madeiras mais nobres e resistentes, por exemplo, Angelim e Maçaranduba, tornam-se resistentes a pragas como insetos e cupins, possibilitando que essa casa dure longos anos! 

 

Os espaços internos são muito escuros

 

É mito! Normalmente a sensação que dá é que os ambientes dessas casas são escuros por conta da tonalidade da madeira, mas não é bem assim! 

 

Em modelos de casas pré-fabricadas que contem com janelas amplas, iluminação natural e claridade em todos os horários do dia, a sua casa estará devidamente iluminada e aconchegante. 

 

Ainda assim, há outra dica que trará ainda mais luminosidade: aposte em pisos claros que possam fazer esse contraste com as paredes. 

 

As casas de madeira pré-fabricadas apresentam um valor maior do que as de alvenaria

 

É mito! O que acontece é que aqui no Brasil as construções em alvenaria são a primeira opção quando alguém pensa em construir uma casa. Por outro lado, elas possuem um valor maior do que as pré-fabricadas. 

 

O principal motivo da alvenaria ser mais cara é o desperdício de materiais que muitas vezes não são utilizados. Em casas de madeira pré-fabricadas tudo é adquirido e encomendado de acordo com as necessidades do projeto do cliente. Ou seja, nada sobra e nada falta. 

 

São construções que demandam mais tempo para ficarem prontas

 

É mito! Só para se ter uma ideia, neste tipo de projeto, a sua casa poderá ficar pronta para moradia 40% mais rápido do que na alvenaria. 

 

Outro fator que pode vir a levar mais tempo em construções de alvenaria são os fatores climáticos, visto que a secagem do cimento e do concreto dependem dele. 

 

Em outras palavras, o ideal são os modelos de casas pré-fabricadas que já vem tratadas de fábrica contra a umidade, permitindo que o novo morador adentre ao seu lar em um período muito inferior ao das casas em alvenaria.

 

Elas possuem menos resistência contra desastres sísmicos, como terremotos.

 

É mito! Principalmente se essa estrutura contar com paredes duplas. 

 

Um bom exemplo que comprova essa segurança é o Japão, país que mais sofre com terremotos.

 

Por lá eles são super adeptos as casas de madeira, de modo que as em alvenaria cedem primeiro em tragédias provocadas por abalos sísmicos. Já as de madeira sequer são danificadas. 

 

A Madepinus tem a casa de madeira pré-fabricada ideal para você

 

Se você chegou até aqui, é porque já conhece toda a verdade sobre essas construções de madeira, certo? Então, não deixe a conquista da casa própria para outro dia, o momento é hoje e nós temos tudo o que você precisa para viver confortavelmente e feliz.

 

Fale com a nossa equipe e esclareça todos os demais mitos que não mencionamos aqui e talvez você tenha. Estamos dispostos a convencê-lo de que os modelos de casas pré-fabricadas da Madepinus são do tamanho dos seus sonhos. 

 

Até a próxima! 

"

«