Como funciona e qual a importância do tratamento em autoclave | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Como funciona e qual a importância do tratamento em autoclave

Categoria: Madeira

As madeiras que passam pelo tratamento em autoclave apresentam uma maior durabilidade e resistência, sem descaracterizar a peça, pois a sua aparência e versatilidade são preservadas ainda após o processo.

 

Se pararmos para pensar, esse é o material mais antigo da construção civil, sendo muito eficiente e dando estrutura a inúmeros projetos. Entretanto, sem o devido tratamento, sua durabilidade é muito baixa.

 

A solução não está em deixar de utilizar essa matéria-prima, e sim no tratamento em autoclave, que ajusta toda a cadeia produtiva para que essa imunização da madeira contra agentes químicos, físicos e biológicos seja possível.

 

A madeira autoclavada para construção civil ganha o mesmo destaque das construções em alvenaria. Isso porque, ao ser tratado, esse material poderá ser utilizado para diversas aplicações, em especial as casas pré-fabricadas.

 

Como ponto positivo, nós moramos em um país rico em diversidade ambiental e, por isso, encontramos por aqui com maior abundância árvores de pinus e eucaliptos. Por esse motivo, são essas espécies as mais expostas aos tratamentos em autoclave.

 

A seguir, entenda um pouco mais sobre o tratamento em autoclave, e porque você deve optar por esse tipo de madeira na hora de construir sua casa pré-fabricada. Fique conosco e descubra tudo isso!

 

O que é o tratamento de madeira em autoclave?

 

Nada mais é do que uma solução para driblar os problemas que a madeira comum possa vir a ter, como fungos, insetos, apodrecimento e demais agressores que a deterioram e diminuem a sua durabilidade.

 

A autoclave é composta por um cilindro que suporta pressão. Nele a madeira é introduzida e em seguida os produtos químicos preservantes são aplicados. As pressões utilizadas são superiores a atmosférica e as etapas de tratamento são:

 

  • Colocação da matéria-prima na área interna da autoclave;
  • Início do vácuo;
  • Injeção da solução preservantes;
  • Tratamento com o vácuo;
  • Término do vácuo;
  • Retirada da solução excedente.

 

Para saber mais sobre cada etapa mencionada acima, indicamos que vocês leiam o nosso texto já publicado sobre "Como funciona o tratamento de madeira", onde explicamos detalhadamente todo o processo até que enfim a peça esteja pronta para o uso.

Quais os preservantes mais utilizados na madeira tratada em autoclave?

 

  • Preservantes hidrossolúveis

 

São aqueles compostos por bicromato de potássio ou sódio, ácido crômico, sulfato de zinco, sulfato de cobre, ácido arsênico, ácido bórico e alguns outros componentes a depender do tratamento.

 

  • Preservantes oleossolúveis

 

Esses preservantes são indicados para as madeiras que estarão em contato direto com solo, por exemplo, em projetos de casas pré-fabricadas.

 

São compostos por creosoto e pentaclorofenol.

 

Quais são os benefícios do tratamento em autoclave?

 

  • Excelente custo-benefício;

 

  •  Maior resistência;

 

  • Aumento da durabilidade;

 

  • Melhora o nível de isolamento térmico e acústico;

 

  • Reduz o consumo de madeira nativa;

 

  • Como contribuição à redução do efeito estufa, esse processo mantém o carbono armazenado no próprio material.

 

Com relação ao alto desempenho dessa madeira tratada em autoclave, alguns estudos apontam que, após tratada e imunizada em autoclave, o Eucalipto e Pinus são capazes de oferecer a garantia mínima de 15 anos. Contudo, há relatos de madeiras encontradas tratadas há mais de 40 anos sem problemas de corrosão.

Saiba onde você pode utilizar o tratamento em autoclave

 

Agora que você já sabe o que é, qual a sua importância e benefícios da madeira autoclavada, é importante identificar em quais matérias-primas esse tratamento pode ser realizado.

 

A boa notícia é que a maioria das espécies de madeiras podem ser indicadas para passar pela autoclave, desde que sejam espécies de reflorestamento, que são aquelas árvores plantadas com a finalidade de serem extraídas.

 

Porém, o Pinus é a madeira mais indicada para esse tipo de tratamento, pois tem absorção de 100%. Ao contrário do processo do Eucalipto que acaba não absorvendo 100% dos componentes no tratamento em autoclave. Dessa forma, o cerne não absorve e atinge apenas o alburno, consequentemente, ficando sujeito a ataques de organismos que consomem a estrutura da madeira.

 

No setor de obras e construções, a madeira autoclavada se faz necessária, pois agrega um padrão de qualidade superior ao resultado do projeto, garantindo assim mais segurança e longevidade em casas pré-fabricadas.

 

Podemos dizer que uma das principais características dessa matéria-prima é de que após elas passarem pela autoclave, e se tornarem muito semelhantes às madeiras "de lei", elas ainda são consideradas renováveis, sendo a melhor opção quando falamos em contribuição pela preservação do meio ambiente no ramo construtivo.

 

A preservação do meio ambiente é primordial no tratamento em autoclave utilizado pela Madepinus. Seguimos de acordo com as principais normas de preservação ambiental tanto brasileira como internacional. Por isso, fique tranquilo, aqui nós cuidamos dos seus sonhos, do meio ambiente e de todos os nossos projetos!

Madeira autoclavada é sinal de durabilidade na construção

 

Os especialistas em engenharia afirmam que no ramo da construção civil se faz necessário trabalhar apenas com madeira preservada, de acordo com as normas da ABNT, visto que essa é a única maneira de garantir um material durável, de qualidade e com bom desempenho.

 

Os preservantes surgem neste cenário como essenciais para conferirem essa confiabilidade no setor.

 

Portanto, toda madeira, obrigatoriamente, deve ser tratada para ser utilizada como matéria-prima na construção civil.

 

A Madepinus aposta em madeira tratada em autoclave

 

Se você chegou até aqui, já sabe que, para as construções de casas pré-fabricadas, a madeira autoclavada é fundamental, não é mesmo? Com isso, garantimos uma maior excelência, segurança e longevidade em todos os nossos projetos.

 

Acesse o nosso site e disponha de uma equipe preparada para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas, especialmente as sobre esse assunto, afinal, é importante saber quais os materiais, vantagens e desvantagens dos processos que envolvem a construção da sua tão sonhada casa.

 

Ah! Para agilizar o seu atendimento contamos também com mais um canal de comunicação, o WhatsApp.

 

Fale conosco, será um prazer tê-lo como nosso cliente!

 

Continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais, Facebook e Instagram, sempre trazemos novidades pertinentes ao setor, e assim você se mantém informado!

 

Até breve!

«