Conheça 4 tipos de lareiras para casas de madeira | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Conheça 4 tipos de lareiras para casas de madeira

Categoria: Dicas

Definitivamente, não há dúvidas: construções de madeira são bastante aconchegantes. No entanto, conhecer alguns tipos de lareiras para casas de madeira pode ser o conforto que falta no seu lar.  

Mais charmosas do que aquecedores comuns, as lareiras combinam bem com ambientes de madeira. Afinal, ao mesmo tempo que nos mantêm aquecidos, servem como peças decorativas.  

Quer saber quais são os modelos disponíveis de lareiras para casas de madeira e como escolher o que melhor se adequa às suas necessidades? Leia na íntegra este artigo! 

Modelos de lareiras para casas de madeira 

#1 Lareira a Lenha 

Esse modelo é o mais tradicional.  

Ela é uma das lareiras para casas de madeira utilizadas desde a pré-história e, desde lá, segue sendo muito aconchegante.  

Frequentemente, vemos suas construções em alvenaria, todavia, há modelos de concreto ou metal, assim como lareiras modernas suspensas. 

É indicada para lugares frios, já que distribui bem o calor entre os ambientes. Sem falar que muitos a consideram mais relaxante: é só ver quantos vídeos há na internet que reproduzem seu som, com os reconhecíveis estalos da madeira a queimar! 

Como toda lareira, porém, tem seus prós e contras. Sendo: 

  • Essas lareiras para casas de madeira exigem que a casa seja construída com uma chaminé ou duto de exaustão para a fumaça sair; 

  • Esse duto deve ser regularmente limpo por alguém especializado; 

  • Ademais, necessitam de técnica para serem acesas, pois não é simplesmente acender o fósforo e jogá-lo. 

Ainda assim, se você quer uma lareira imponente que se destaque na casa, não importa seu material, a lareira a lenha é uma ótima escolha! 

#2 Lareira a Gás 

É uma das mais práticas lareiras para casas de madeira, visto que não necessita de chaminé ou exaustor e nem utiliza madeira em si.  

Ao invés disso, propaga o calor para o ambiente por meio de pedras vulcânicas ou lenhas de cerâmica refratária, aquecidas a partir de um ponto de gás, e pode ser acesa com um botão ou controle remoto. 

As vantagens dessas lareiras para casas de madeira são: 

  • Ambientes aquecidos por bastante tempo e com pouco gasto de energia; 

  • Podem ser instaladas logo após a construção da casa, nas mais diversas formas e espaços; 

  • Os modelos de cerâmica refratária possibilitam, inclusive, que se apoie grelhas sobre elas. 

Apesar disso, há duas desvantagens: 

  •  Ela necessita de mais espaço 

Para instalar esse modelo de lareiras para casas de madeira, é sugerido que se tenha mais de um metro de comprimento entre elas e os demais móveis, a fim de que a lareira funcione de forma correta e segura. 

  • É recomendável para aquecer apenas ambientes menores 

Essas lareiras para casas de madeira não aquecem muito bem ambientes amplos. Sendo assim, ela é mais indicada para casas de madeira pequenas, como as de um quarto

#3 Lareira Elétrica 

Esta lareira é semelhante a um aquecedor, ou seja, não necessita de lenha ou gás.  

A chama é, na verdade, uma imagem virtual que imita as labaredas reais, podendo ser ligada por meio de um controle remoto - alguns modelos possibilitam controlar, até mesmo, o brilho.  

Uma das maiores vantagens desse modelo de lareiras para casas de madeira é que não há preocupação quanto a fumaça ou limpeza de resíduos. 

Juntamente com essa vantagem, há outras, como: 

  • Exige pouca manutenção; 

  • Conta com versões portáteis, o que a torna ainda mais prática quando comparada às demais opções anteriormente mencionadas. 

No entanto, há desvantagens também: 

  • Há muitas pessoas que não gostam dela e preferem lareiras que produzem chamas reais, afinal, a chama deste modelo é apenas uma imagem animada de uma labareda; 

  • As lareiras elétricas para casas de madeira consomem bastante energia. Assim sendo, não são recomendadas para uso frequente, caso você queira economizar na fatura.  

Em suma, tenha em mente que se você quer um modelo fácil de acionar e que possa ser encaixado em qualquer lugar ventilado, este é o ideal! 

#4 Lareira ecológica 

Por fim, há este modelo moderno, que tem se tornado cada vez mais popular por possibilitar um conforto sustentável.  

As chamas são acesas de forma prática e rápida com álcool 92% ou etanol, o que dispensa o uso de lenha ou gás e consome pouca energia. 

Sua potência mediana a torna também uma boa escolha entre as lareiras para casas de madeira mais espaçosas.  

Devido a isso, há a desvantagem de que as chamas não duram muito tempo. Portanto, a indicação é usá-la como ambientação, ao invés de aquecer a casa. 

Conheça algumas outras vantagens dessas lareiras para casas de madeira: 

  • Fácil instalação, justamente por não necessitar de chaminé ou duto; 

  • Há modelos portáteis tal qual a lareira elétrica; 

  • Não produz fumaça, isto é, não deixa cheiro e nem sujeira; 

  • É ideal para quem quer deixar a sua casa de madeira com uma sofisticação a mais em jantares ou festas. 

Quais cuidados devo tomar após escolher a lareira? 

Seguramente, morar em casa de madeira é muito prazeroso, mas também exige certos cuidados, e um deles é justamente o fogo.  

Mesmo as lareiras elétricas podem causar estragos caso superaqueçam ou sejam instaladas erradamente.  

Por isso, se você quiser instalar lareiras para casas de madeira, é preciso se atentar a alguns detalhes: 

  • Evite instalá-la sobre materiais inflamáveis: ao contrário, prefira algum canto da casa com chão de concreto ou piso de cerâmica ou porcelana; 

  • Evite também locais próximos de janelas ou portas externas de vidro, pois em dias frios elas podem rachar por conta do choque térmico; 

  • Invista em telas de proteção, especialmente em lareiras a lenha ou álcool. Há sempre  risco de acidentes, por menores que sejam; 

  • Também não é indicado manter tapetes ou móveis muito próximos da lareira, mesmo sem risco de pegar fogo, o calor pode estragá-los. 

Construa sua casa com lareira na Madepinus! 

Ao construir a sua casa pré-fabricada com a Madepinus, você já pode planejá-la pensando na instalação das lareiras para casas de madeira.  

Seja para manter a casa aquecida no frio, ou dar aquele toque a mais na decoração, temos experiência em construir casas de madeira que irão contar com lindas lareiras aquecendo os seus invernos e da sua família. 

Faça um projeto conosco

Até breve! 

«