O que vale mais a pena, comprar uma casa pronta ou construir do zero? | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

O que vale mais a pena, comprar uma casa pronta ou construir do zero?

Categoria: Dicas

Ser proprietário de uma casa própria está nos planos e sonhos de mais de 13 milhões de brasileiros, de acordo com a pesquisa da Datastore.

 

Se você já está nesta etapa da vida, provavelmente já se perguntou sobre qual a melhor alternativa: comprar uma casa pronta ou construir uma casa do zero?

 

Uma coisa é fato: a compra ou construção de uma casa é um investimento certo e rentável. Portanto, independentemente da sua preferência, você já terá acertado.

 

Sobre a melhor escolha entre construir do zero e comprar uma casa pronta, podemos dizer que o que existe é a opção ideal para o seu momento de vida e financeiro. É preciso analisar esse cenário para então chegar a conclusão do que se encaixa melhor à sua realidade, os valores disponíveis, o tempo, e até mesmo, a paciência do proprietário.

 

Se essa é uma dúvida que tem tirado seu sono, nos acompanhe neste texto e descubra os prós e contras da casa pronta e da construção de uma casa do zero. 

 

Casa pronta e suas vantagens

Solução imediata para ter um lar

 

Se a ideia é mudar-se logo para uma nova casa, a opção de uma casa pronta é a mais adequada, especialmente se você não puder/quiser realizar um financiamento do imóvel, que pode solicitar até 20% do valor do imóvel como entrada. 

 

O mercado imobiliário é repleto de excelentes oportunidades e oferece boas opções para todos os gostos, o segredo é procurar!

 

Valorização da casa pronta

 

Com o tempo, o seu lar poderá passar por uma valorização. Isso quer dizer que comprar uma casa pronta é um excelente investimento e muito seguro.

 

Sem surpresas após a mudança

 

A casa pronta permite que o comprador já possa analisar todos os detalhes de acabamento e estrutura. Além disso, a parte elétrica e hidráulica pode ser testada, afinal, qualquer problema já será motivo para desistir da compra, evitando assim surpresas desagradáveis que possam vir a desvalorizar futuramente o seu bem.

 

Comodidade

 

Uma das principais vantagens, se não a maior, é a comodidade em não precisar lidar com empreiteiros, prestadores de serviços, compras de materiais, atrasos e outras preocupações que envolvem uma construção do zero.

 

Contudo, a compra da casa pronta acaba sendo uma escolha assertiva para quem possui uma entrada relevante ou o valor total do imóvel. Dessa maneira, toda a documentação ficará pronta mais rápido e será possível, em breve, se mudar para o local.

 

Desvantagens da casa pronta

 

Preços elevados

 

Os imóveis prontos costumam sofrer alguns acréscimos por parte das construtoras e imobiliárias. Por isso, nem sempre o valor final da casa é resultado da soma da sua construção. 

 

Financiamento extenso

 

Quem adora uma parcela pode ver o financiamento como um "mal necessário", mas a verdade é que, provavelmente, serão alguns anos da sua vida assumindo esse valor mensalmente. 

 

Vantagens da construção de casa do zero

 

A casa dos seus sonhos 

 

Essa é a maior vantagem quando falamos em construir do zero uma casa, pois tudo ali será exatamente como você sempre sonhou.  Ou seja, a qualidade dos acabamentos, a disposição, metragens, quantidade de ambientes e etc.

 

Economia 

 

Uma casa pronta para morar pode ser mais cara do que construí-la do zero. Isso porque uma casa idealizada custa cerca de 66% a menos do que um patrimônio pronto para morar. 

 

Mas, lembre-se de que essa vantagem varia de acordo com tamanho dos terrenos, da casa, situação da casa pronta para morar e etc.

 

Flexibilidade ao orçamento

 

Ao construir do zero uma casa, é possível controlar o orçamento e de acordo com ele ir adaptando os desejos e possibilidades. Essa é uma maneira inteligente de seguir com o projeto, mas dentro dos valores previamente determinados. 

 

Desvantagens ao construir uma casa do zero

 

Prazos estourados

 

Muitas pessoas, por falta de experiência, acabam extrapolando o tempo e orçamento inicialmente planejados para a obra. Isso pode gerar um atraso na entrega final, além de dívidas, caso você não conte com um valor extra para o seu orçamento.

 

Dificuldade na mão de obra

 

Tá aí um problemão! A mão de obra qualificada está cada vez mais escassa e, na construção de uma casa, é fundamental que os profissionais atuantes sejam experientes, uma vez que isso poderá agilizar a obra, caso os empreiteiros sejam eficientes, ou atrasá-la se não houver profissionalismo. 

 

Ao construir, é necessário contar com uma equipe alinhada e entrosada, para que possa se comunicar e interpretar corretamente o projeto de arquitetura. Dessa maneira, surpresas desagradáveis poderão ser evitadas, assim como ter que refazer um serviço mal feito.

 

Compra e escolha do terreno

 

Para construir do zero é preciso escolher um terreno e comprá-lo. Essa é mais uma etapa que precisará da sua atenção, principalmente com relação à localização deste terreno. Observe se ele não fica próximo a encostas, compare a metragem com seus planos de construção, verifique se ele não faz parte de terrenos de apropriações e, por fim, veja a incidência solar, lembrando que o ideal é que a construção fique de frente para o nascer do sol. 

 

Se você tem dificuldade em contratar mão de obra, não tem tempo para acompanhar a casa em construção e não é uma pessoa que se planeja financeiramente bem, talvez construir uma casa do zero não seja ideal para você. 

 

Seja para construir do zero ou comprar casa pronta, conte com a Madepinus!

 

Com tantas facilidades oferecidas pelo mercado, juros baixos e financiamentos mais acessíveis, essa é a hora de você tirar esse sonho da casa própria do papel! 

 

Fale conosco e conheça as diversas opções de casa pronta e materiais de construção para que você tome frente e construa a casa em que os seus filhos irão crescer! 

 

Nos acompanhe por aqui e em nosso Instagram e Facebook, pois sempre trazemos assuntos relevantes e dúvidas pertinentes do setor. Fique por dentro de tudo! 

 

Até a próxima!

«