Quais são as etapas do tratamento de madeira? | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Quais são as etapas do tratamento de madeira?

Categoria: Madeira

Ao longo dos anos nos deparamos com dúvidas relacionadas ao tratamento de madeira, como: por que ela é a melhor opção para construção civil? 

 

No entanto, é preciso conhecer quais são as etapas do tratamento de madeira, para que possamos entender melhor como acontece a prevenção a fungos e bactérias, ocasionada devido ao tratamento de madeira, o qual realizamos na Madepinus.

 

Todavia, a madeira é um material muito utilizado em diversos setores e, por isso, é preciso que ela seja resistente e garanta uma vida útil longa, afinal, uma casa poderá ser fabricada a partir dela.

 

O tratamento de madeira é um desses recursos utilizados para proporcionar benefícios a todos os projetos que fazem uso dessa matéria-prima. 

 

Para entender melhor como identificar, quais são as etapas e vantagens de todo esse processo, fique conosco neste texto e esclareça as suas dúvidas!

 

Tratamento de madeira: por que ele é tão importante?

 

Apesar da madeira contar com muitas vantagens e aplicações, ela tem um ponto negativo, que é a sua propensão a deterioração. 

 

Esse problema pode acontecer por meio de agentes xilófagos (insetos, fungos, bactérias...), assim como pela exposição e contato com espaços externos.

 

A questão é: o que fazer para reverter essa situação? 

 

Em síntese, a solução é simples, visto que está justamente no tratamento de madeira. 

 

Quais as classes desse tratamento?

 

  • Preventivos

 

Antes de mais nada, a classe preventiva age de modo distinto, sendo responsável por proteger e preservar o material de intemperismos e agentes deteriorantes.



 

  • Curativos

 

Por outro lado, temos a classe curativa, em que o tratamento de madeira atua sobre um material que já sofreu deterioração e, principalmente, necessita de uma solução rápida para resolver esse problema. 

 

Como saber quando foi realizado o tratamento de madeira?

 

Definitivamente, é complicado a olho nu realizar essa identificação. Contudo, há alguns pontos que devem ser observados sempre que houver essa análise, tais como:

 

  • É fundamental comprar a madeira de um fornecedor de confiança. Dessa maneira, você poderá tirar suas dúvidas sobre o processo de tratamento da madeira por completo, desde a extração até a entrega final;

 

  • Ao passo que a madeira sem o tratamento tem tons característicos, a madeira tratada possui uma cor esverdeada;

 

  • Novamente, enfatizamos a importância de comprar madeiras de locais responsáveis, pois, segundo a ABNT, existe uma quantidade de produto químico a ser respeitada na hora de realizar esse tratamento de madeira; 

 

  • Alguns fabricantes fornecem garantia dessa madeira tratada;

 

  • Desconfie se os valores estiverem muito abaixo do mercado, já que a madeira tratada costuma ter um valor maior, por ter sido submetida a esse processo que garante resistência e durabilidade. 

 

Etapas do tratamento de madeira

 

O tratamento na parte interna da madeira consiste na troca da seiva (madeira verde) por uma solução que contém elementos preservantes. Após a secagem, os elementos de conservação irão se alojar neste espaço interno. 

 

Além disso, é extremamente necessário o acompanhamento durante todas as etapas, desde a entrada até a saída da matéria-prima no autoclave. 

 

Esse tratamento pode ser realizado de modo manual ou industrial (com a utilização de equipamentos específicos). 

 

Conheça as etapas:

 

Passo 1: após seca, a madeira é introduzida no cilindro de alta pressão (autoclave). A pressão na parte interna desse equipamento deve ser igual a externa;

 

Passo 2: o primeiro vácuo acontece, onde o intuito é de extrair o ar da autoclave e das cavidades da madeira. Tudo isso a uma pressão de 650 mmHg;

 

Passo 3: Ainda sob a mesma pressão, uma solução preservante é inserida com o auxílio do vácuo que se mantém dentro da autoclave;

 

Passo 4: ao mesmo tempo em que essa autoclave estiver cheia com a madeira e a solução preservante, ela finaliza o vácuo inicial, dando à pressão até a saturação de 18Kgf/cm2.

 

Passo 5: com a finalização dessa fase de pressão, toda solução excedente é distribuída ao tanque reservatório, de maneira que a autoclave fique vazia.

 

Passo 6: por fim, é iniciada a última etapa do vácuo, onde acontece a retirada do excesso de solução preservativa da superfície da madeira. 

 

A duração de todo o processo do tratamento de madeira dura, em média, 4 horas, mas tudo depende do tipo de madeira que será tratada. 

 

Uma informação importante sobre todo esse processo é de que, ao concluir, o material ativo utilizado no tratamento da madeira não é descartado em efluentes. Do contrário, ele retorna para o tanque de matéria-prima. 

Por que investir em madeiras tratadas?

 

À primeira vista, a madeira tratada pode parecer comum, mas ela possui um valor agregado muito vantajoso. Basta que analisemos uma estaca de eucalipto. Provavelmente, você já viu uma pessoalmente e sabe a sua aparência e durabilidade, que é por volta de três anos.

 

Nesse sentido, temos a mesma estaca de eucalipto, mas dessa vez com o tratamento de madeira devidamente realizado. Sabe qual a resistência dessa peça? Uma média de vinte anos.

 

Deu para perceber o motivo do tratamento de madeira ser tão importante para o ramo da construção civil, não é mesmo?

 

Atualmente, a madeira reflorestada apresenta um maior vigor, durabilidade e resistência fazendo uso desse tratamento preservativo. 

 

Apesar disso, a madeira em autoclave modificada não fica atrás com relação às suas vantagens, uma vez que ela fornece economia, manutenção e garantia de até 15 anos de vida útil.

 

A Madepinus é líder em projetos com madeiras tratadas

 

Há mais de 15 anos trabalhamos com essa matéria-prima em nossas construções de casas pré-fabricadas. 

 

Isso nos fornece experiência e excelência em cada novo projeto que tiramos do papel. 

 

Se você tem o sonho da casa própria no sítio, na praia ou na serra, uma casa pré-fabricada é a maneira mais rápida, segura, confortável e duradoura de realizá-lo.

 

Visite nosso site e inspire-se nas imagens de casa já entregues por nós.

 

Até a próxima!

 

«