Tratamento de Madeira: como funciona? | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Tratamento de Madeira: como funciona?

Categoria: Madeira

O tratamento de madeira é necessário para que ela tenha mais qualidade e durabilidade. Quando esse processo não é realizado, a madeira fica sujeita ao ataque de agentes biológicos xilófagos, também conhecidos por fungos e cupins. 

 

Uma madeireira moderna já emprega o tratamento de madeira, em especial o autoclave. Isso porque os benefícios desse tipo de cuidado só gera ainda mais qualidade e excelência ao produto final.

 

Na construção civil contar com essa matéria-prima é de extrema importância, visto que a madeira tratada é um material de resistência, beleza, versatilidade e durabilidade. 

 

Se a ideia é usar essas peças em espaços externos, sujeitos às intempéries e com contato permanente ao solo, serão necessários cuidados reforçados nessa madeira, que obrigatoriamente deverá ser tratada, conferindo maior resistência. 

 

Confira aqui algumas imagens que comprovam a usabilidade da madeira tratada.

 

A seguir, acompanhe um pouco mais sobre a importância do tratamento de madeira e quais os benefícios de se trabalhar com esse material em grandes projetos. 

 

Quais as vantagens do tratamento de madeira autoclave?

 

A madeira tratada tem se tornado destaque nos projetos entre os mais renomados arquitetos e decoradores do Brasil, especialmente em estilos rústicos e modernos. 

 

No âmbito da construção civil, a madeira tratada pode ser encontrada em:

 

  • Casas

  • Decks

  • Pergolados

  • Espaços gourmet 

  • Cercas para áreas rurais

 

Com tanto custo-benefício, ainda assim há muitas dúvidas sobre optar, ou não, em utilizar madeiras em projetos, justamente pelo pensamento de que esse material se deteriora mais rapidamente do que uma construção em alvenaria, por exemplo. 

 

É nesse momento que surge o tratamento de madeira autoclave, sendo ele a solução ideal para que essa madeira ganhe excelência e durabilidade. 

 

Neste tipo de processo, as madeiras são originárias de pinus ou eucaliptos reflorestadas. 

 

Como acontece o tratamento de madeira?

 

Antes de qualquer coisa, essa madeira precisa estar devidamente seca, de modo que o imunizante só é ativado sob a condição da umidade correta. 

 

O processo de secagem leva em média 45 a 90 dias, variando de acordo com a região do país. No entanto, há madeireiras que já contam com um reforço extra nesta secagem, utilizando estufas automatizadas que aceleram esse tempo, além de ainda fornecer um elevado grau de propriedades e durabilidade às madeiras.

 

Passo a passo do tratamento de madeira autoclave:

 

  • É necessário que a madeira esteja com uma umidade entre 20 a 30%.

 

  • A partir disso, as peças são alocadas no equipamento e a solução do imunizante é preenchida no tanque de armazenamento. Esse é o produto responsável pela proteção da madeira.

 

  • Só então o conteúdo no interior do autoclave é submetido a um vácuo inicial, que serve principalmente para abrir os poros da madeira, possibilitando assim uma melhor penetração do imunizante.

 

  •  Com o preenchimento completo, o vácuo é encerrado e inicia-se a etapa de alta pressão. É durante essa parte do tratamento da madeira que acontece a penetração da solução química, garantindo a total homogeneização do líquido dentro da madeira.

 

  • O tratamento de madeira só estará completo após o imunizante ser totalmente saturado pelas peças. Por isso, ele ficará sob essas condições até atingir esse ponto.

 

  • O processo é concluído quando o que sobrar da solução retornar até o tanque, fazendo com que o vácuo ainda restante no interior da máquina diminua o excesso de imunizante na superfície da madeira e ela esteja 100% tratada.

 

  • Por fim, a madeira pode ser retirada do interior do Autoclave. O indicado é que ela seja redirecionada a um espaço onde possa haver o seu gotejamento, pois só assim ela estará seca e pronta para o uso. 

 

Qual o resultado aparente do tratamento de madeira?

 

Após todo o tratamento para madeira acontecer, essa matéria-prima fica com uma cor levemente esverdeada. Sua superfície se torna livre de resíduos, com alta resistência à lixiviação, atóxica, inodora, possibilitando o seu uso ao natural ou em acabamentos posteriores como vernizes, pinturas e ceras. 

 

Por que escolher pelo tratamento de madeira autoclave? 

 

Esse é um processo que envolve meios tecnológicos, unindo recursos mecânicos e químicos.  Dessa maneira, é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada. 

 

É por meio do tratamento da madeira em autoclave que esse material reduz a probabilidade de apodrecimento e surgimento de outros agentes biológicos de deterioração (fungos e insetos). 

 

O que acontece se não houver tratamento para madeira?

 

Sempre que esse processo não é realizado, essa matéria-prima fica vulnerável aos ataques de agentes que a deterioram, provocando apodrecimento, manchas e até mesmo, a destruição das peças. 

 

Um bom exemplo de madeira tratada e sua longevidade são os postes e palanques de eucalipto, que resolvem o problema da escassez de madeiras duráveis em propriedades rurais. 

 

A madeira tratada tem um valor maior que a nativa?

 

Pode parecer que sim, mas na verdade, a madeira tratada chega a ter um custo até 50% menor do que a madeira nativa para a mesma aplicação (por exemplo, construção civil). Entretanto, a madeira nativa deve ter procedência legal e de acordo com políticas sócio-ambientais, assim como as empregadas na indústria da madeira tratada.

 

Madeira tratada é sinal de construções civis de qualidade 

 

Se economizar para comprar ou construir a sua tão sonhada casa está complicado, faça uma escolha assertiva: opte por projetos pré-moldados que contam com tratamento de madeira, assegurando a mesma qualidade de outros tipos de construções. 

 

Por tudo que vimos até aqui, nós da Made Pinus só trabalhamos com madeira tratada em todos os nossos projetos. Com isso, aumentamos a satisfação de todos os clientes, gerando feedbacks repletos de recomendações, elogios e realizações. 

 

Tudo isso nos torna uma referência no mercado de casas pré-moldadas na região de Curitiba/PR. Portanto, se você planeja conquistar a sua casa própria, é hora de nos conhecer!

 

Ficou curioso para saber mais sobre esse tipo de construção? Continue nos acompanhando por aqui e nos siga em nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades e tendências para o mercado. 

 

«