Tudo o que você precisa considerar antes de comprar terrenos | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Tudo o que você precisa considerar antes de comprar terrenos

Categoria: Dicas

Se você acredita que comprar terrenos é um bom investimento, saiba que você está certíssimo! 

 

Seja para construir uma casa, abrir um negócio, ou apenas usar o seu dinheiro de forma rentável, comprar terrenos é sempre uma boa escolha. Isso porque eles possuem um alto potencial de valorização, especialmente quando a região passa a se desenvolver. 

 

Entretanto, essa tomada de decisão deve acontecer dentro de um tempo hábil e propício, a fim de permitir que você analise as condições do terreno e, dessa forma, garanta que a compra seja, de fato, um investimento de longo prazo.

 

A grande questão é que não basta apenas querer e ter o valor do investimento em mãos. É indispensável seguir algumas exigências legais antes de efetuar a compra.

Para isso, vamos apresentar neste texto algumas dicas do que você deve estar atento, quais os processos burocráticos e, claro, como fugir de vendedores mal intencionados. Confira!

 

O que devo exigir na hora de comprar terrenos?

 

Antes de qualquer coisa, é preciso ter a certeza de que o terreno está em condições corretas, por exemplo, não faz parte de usucapião. 

 

Nesse processo de pré-compra de terrenos à venda, observe os seguintes documentos:

 

  • Carnê de IPTU

 

É importante avaliar, nesses carnês, as metragens do espaço e o valor venal. Além disso, confira se ele está sendo pago em dia.

 

  • Certidão de propriedade do imóvel

 

Esse é um documento imprescindível no processo de compra e venda. O vendedor deve obter essa certidão junto ao fórum ou cartório e fornecê-la ao comprador para que ele possa verificar todo o histórico. Com isso, será possível saber se  ele foi hipotecado, arrendado ou, até mesmo, anteriormente vendido. 

 

  • Certidão Negativa de Débitos (CND)

 

Esse documento só é necessário caso o vendedor seja uma Pessoa Jurídica. Ou seja, verifique e fique muito atento a esse detalhe, pois, se ele for PJ, esse documento deverá ser exigido. 

 

Além de todas essas certidões e documentos, em situações nas quais o comprador queira se sentir ainda mais seguro nessa ação de comprar terrenos, pode-se solicitar a Certidão Negativa de Débitos Municipais, que costuma constar taxas de débito com o município.

 

O que observar na hora de comprar terrenos?

 

Como já falamos sobre a parte burocrática na pré-venda, é hora de mencionarmos algumas coisas importantes da parte prática, que é o ato da compra em si.

 

Atente-se a infraestrutura da região 

 

A localização deve ser um dos principais pontos a serem analisados, até porque ela reflete diretamente no valor de compra e também no valor de revenda.

 

Pense conosco na seguinte situação: você sonhou por muitos anos com a construção da sua casa própria, encontrou o terreno perfeito e irá construir ali. Se você vai residir neste local, é importante que próximo a ele existam estabelecimentos comerciais como supermercados, farmácias, bancos… certo? Então, olhe tudo isso também!

 

Outro fator determinante é pesquisar sobre os índices de segurança e como funciona a mobilidade da região.

 

Agora, se o seu investimento ao comprar terrenos está relacionado à construção de um imóvel comercial, será necessário levar em consideração outros fatores como: ele possui uma boa visibilidade da rua? Há transporte coletivo próximo? A região possui esse fim comercial? 

 

A ideia é que, antes de comprar terrenos ou pesquisar terrenos à venda, você saiba exatamente qual a finalidade dele, para que então comece a pesquisar a melhor localização, tamanho e "vizinhança".

 

Muito cuidado ao comprar terrenos em declive, aclive e planos.

 

A estrutura é essencial, afinal, estamos falando de segurança. Há espaços que impactam diretamente na infraestrutura do empreendimento e, por esse motivo, é importante reconhecer em qual situação ele se encontra e adequá-lo ao seu projeto. 

 

Compare, pesquise e avalie a possível valorização do local.

 

Bom, pesquisar é o segredo para encontrar excelentes oportunidades sempre. Então, faça isso!

 

Com relação a valorização, é difícil prever como será o futuro, mas há alguns critérios que devem ser averiguados, como: infraestrutura do bairro e da cidade onde o terreno à venda se situa, distância de grandes centros urbanos e potenciais de desenvolvimento da região, seja por indústrias, comércios ou turismo. 

 

Descubra qual a posição do sol ao longo do dia

 

Parece um detalhe pequeno, né? Mas não é, principalmente se você construir uma casa por ali. Sabendo a posição do sol, o seu projeto poderá levar em consideração isso, promovendo um maior bem-estar para a sua moradia. 

 

O ideal é que haja sol pela manhã e sombra na parte da tarde, por conta do calor excessivo de algumas regiões.

 

Dica extra, mas muito importante: tenha cautela para comprar terrenos!

 

Esse é um dos maiores erros cometidos por compradores. Normalmente, as pessoas se empolgam e acabam passando sem atenção por todas essas informações mencionadas neste texto. 

Tenha calma! 

 

Antes de decidir buscar por terrenos à venda, analise se você terá um tempo disponível para essa tomada de decisão de modo mais assertivo. Isso é, avaliando cada um dos pontos destacados neste artigo, de modo que eles facilitem, assegurem e agilizem a sua compra. 

 

Sugerimos que você faça uma espécie de checklist antes de escolher e fechar a venda, já que, visualizando no papel, conseguimos enxergar todos os prós e contras mais facilmente. Experimente isso!

 

Comprou seu terreno? A Madepinus tem o projeto ideal para a sua casa pré-fabricada!

 

Quando finalmente você encontrar terrenos à venda e realizar o checklist para ver se está tudo certo e vale a pena, é chegada a hora de dar vida a esse terreno. Para isso, conte com os nossos projetos de casas pré-fabricadas e pensadas de acordo com a sua necessidade.

 

Por aqui nós trabalhamos com projetos de 1, 2 e 3 quartos. Portanto, opções não faltam, o que falta é você conversando conosco!

 

Gostou dessas dicas? Então, continue nos acompanhando em nossas redes sociais e por aqui, afinal, sempre trazemos assuntos importantes, dicas relevantes e novidades quentinhas do setor!

 

Até breve!


 

«