Construção de casa de alvenaria: aprenda dicas para economizar | Casas Pré Fabricadas em Curitiba - Casa Madepinus
Logo

Blog

Construção de casa de alvenaria: aprenda dicas para economizar

Logo após pensarmos em construir uma casa, já vem aquele pensamento: "como economizar na construção dessa casa de alvenaria"? É natural que todo mundo queira descobrir os segredos por trás dessa economia.

Ter um imóvel próprio é o sonho de 87% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa realizada entre o Censo de Moradia QuintoAndar e o Instituto Datafolha. Ainda conforme o levantamento, o povo brasileiro valoriza mais a conquista da casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos.

Diante disso, fica claro que a construção de uma casa de alvenaria se torna prioridade na vida das pessoas, assim como, as dicas para economizar durante esse processo.

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas práticas que podem lhe ajudar a economizar nesta obra, mas sem perder a qualidade no resultado final. Acompanhe!

Conheça algumas dicas para economizar na construção da casa de alvenaria

 

Esteja atento na escolha dos materiais

 

Antes de qualquer coisa, lembre-se que há muitas marcas no mercado, porém, é preciso conhecer a qualidade de cada uma delas antes de sair comprando somente pelo preço, afinal, o barato pode sair bem caro às vezes.

A orientação aqui é encontrar um meio termo entre custo-benefício. 

Desse modo, você pode pesquisar em lojas físicas e online os preços, assim como, feedbacks dos clientes sobre determinado material e/ou marca.

 

Contrate uma equipe de especialistas

 

Aqui nem há muito o que discutir, pois isso é fundamental para que a realização de uma construção de casa de alvenaria seja realizada com qualidade em todos os processos do início ao fim. 

Além disso, esses especialistas são treinados para evitar desperdícios de materiais, o que facilita na hora de economizar, já que a indicação de compra será mais ou menos a quantidade exata para o uso.

 

Escolha modelos de casas populares

 

Essas casas têm esse nome por se tratarem de casas projetadas em um determinado formato, mas que atende perfeitamente uma família. 

A vantagem dessas residências está na economia de recursos, visto que será construída com base em um projeto comum, mas com detalhes pensados de acordo com cada cliente.

Portanto, optar por uma construção de casa de alvenaria popular pode ser exatamente o que melhor se encaixa no seu orçamento, bem como, uma excelente forma de economizar.

 

Mantenha o mesmo projeto do início ao fim

 

Antes de tudo, tenha em mente exatamente o que e como você gostaria que a sua casa fosse. É normal que as pessoas se deparem com indecisões na construção de casa de alvenaria, mas se existe um erro que gera muitos prejuízos é esse: mudar o projeto quando a construção já está em andamento.

Para tanto, faça um projeto com todos os detalhes que cabem a ele e siga à risca as orientações ali dadas, pois dessa forma você evita atrasos e gastos desnecessários.

 

Dê prioridade para a compra direta com os fornecedores

 

Ao mesmo tempo em que as lojas oferecem bons descontos em alguns produtos, os fornecedores ainda apresentam melhores condições de pagamento, principalmente pela negociação ser facilitada. 

Essa é uma boa opção para comprar materiais mais básicos e em grande quantidade como tijolos, blocos, aço e areia.

Escolha acabamentos que aliem preço e qualidade

 

A melhor parte de uma construção de casa de alvenaria está justamente nos acabamentos, certo? Todo mundo adora caprichar nessa parte.

O que as pessoas esquecem é de que nem sempre o melhor material é o mais caro, assim como, o mais barato seja bom. 

Dessa forma, alie a necessidade, praticidade e qualidade ideal para cada ambiente, por exemplo, os pisos antiderrapantes podem ser um pouco mais caros, mas em um banheiro eles são muito bem vindos. 

As tintas para a pintura externa precisam ter uma resistência maior, isto é, priorize essa característica na marca da tinta a ser escolhida, e não o preço.

 

Armazene adequadamente os materiais

 

A organização e armazenamento de cada tipo de material, como areia e cimento, pode evitar que esses materiais estraguem e percam a sua eficiência. 

Todos esses itens devem ser protegidos das intempéries climáticas como chuva e sol. 

Essas orientações devem ser colocadas em prática ainda antes da construção, respeitando assim as normas que regulamentam essa demanda. 

 

Invista em cimentos e estruturas

 

Uma dica que poucas pessoas aplicam é destinar um bom valor do investimento total ao cimento e estrutura,afinal, o importante é ter uma construção sólida e resistente. 

 

Compre canos e cabos de qualidade

 

Essa é uma das decisões mais inteligentes que você poderá tomar pensando no futuro do seu lar. 

Sempre que houver um problema nessas peças, será preciso quebrar as paredes, substituir o que for necessário e fechar as paredes novamente. Assim, tudo isso se torna caro, trabalhoso e estressante.

 

Determine um cronograma

 

Como dito anteriormente, realizar mudanças de última hora é a certeza de gastos excedentes. Nesse sentido, é essencial que haja um gerenciamento do tempo total da obra, dado que assim se reduz os gastos e desperdícios de materiais. 

Em outras palavras, ao fazer o projeto da obra, estabeleça um cronograma e faça o acompanhamento especializado de todas as etapas. Do contrário, contrate uma empresa para executar a construção de casa de alvenaria, e preocupe-se apenas em se mudar para o seu novo lar.

Madepinus é uma dessas empresas especializadas na construção de casas pré-fabricadas de madeira e agora também de alvenaria.

Nós contamos com experiência e um know-how para aplicar todas essas dicas de como economizar na construção de casa de alvenaria, garantindo assim a satisfação dos nossos clientes.

Quer saber mais sobre as nossas construções? Visite nosso site e descubra como a casa dos seus sonhos pode sair do papel com condições de pagamento facilitadas e uma equipe qualificada por trás. 

Aproveite e leia também sobre o que vale mais a pena, comprar uma casa pronta ou construir do zero

Até breve!

«